Céus cinzentos não precisam de significar uma "vida caseira" monótona.
À medida que o tempo avança, pode desejar apenas hibernar até aos meses com sol raiado - e isso pode ser mais verdadeiro do que nunca neste ano. Mas há, de facto, alegria nos meses mais calmos do ano. Embora a tendência seja intermitente, ou seja, possa surgir e desaparecer, a arte da higiene, aquela sensação de ser ultraconfortável e contente, faz parte da vida cotidiana em alguns países europeus, como por exemplo a Dinamarca. O facto é que os dinamarqueses sabem como prosperar em dias mais cinzentos. Com certeza já deve saber que eles são as pessoas mais felizes do mundo, mas sabia que muitos deles atribuem a sua aparência excecionalmente ensolarada aos seus hábitos de cuidado doméstico e de autocuidado?
- Quando está frio e chuvoso, e fica "preso" em casa por - sei lá quanto tempo?
- Comer demais poderia ser a próxima etapa na sua lista de “recomendações”, pode parecer a opção mais atraente.
Mas se pretender misturar as coisas, aqui estão algumas ideias para copiar os dinamarqueses e fazer um dia intencionalmente delicioso com o tempo monótono e cinzento.
1. Defina "o clima"
As velas são um ingrediente chave para uma atmosfera extremamente confortável. Elas não apenas fornecem uma iluminação bonita e suave, mas também adicionam calor e aroma ao seu espaço. Dica: Escolha aromas sazonais para inspirar a celebração ou escolha um perfume de verão, como coco e/ou floral.
2. Bolo + Forno = Ambiente perfumado
A comida caseira é fundamental para uma experiência acolhedora. Mas não começa apenas quando come um bolo (ou biscoitos ou torta) - começa quando imagina a criação. Folheie os seus livros de receitas favoritos ou navegue pela internet em locais que permitam aos seus olhos dizer STOP, escolha os seus ingredientes com cuidado e misture-os com ainda mais cuidado, sem pressa, para aproveitar a tarefa que tem em mãos. É apenas um bónus o seu cozimento, pois irá inundar a sua casa com cheiros deliciosos - e consequentemente saborosos também. Dica: fale com um amigo ou membro da sua família para partilharem estas iguarias. Nesta "fase COVID19" pode fazer uma videochamada e tornar tudo ainda mais divertido.
3. Adicionar textura à sua casa
Mantas de pelúcia e almofadas tornam o espaço muito mais convidativo. Cubra o seu sofá e locais de descanso com tantos tecidos e almofadas luxuosas quanto puder encontrar e se aconchegue. Dica: Não assista apenas televisão. Assista televisão com estilo!
4. Vamos voltar aos jogos de tabuleiro?
Afaste o seu marido/mulher ou filhos dos seus telemóveis e reúna-se ao redor da mesa para se divertir à moda antiga. Quer opte pelos jogos de estratégia competitiva ou por jogos sociais divertidos, há opções para todos os gostos e estilos. Para os minimalistas, até um baralho de cartas pode oferecer muita diversão.
5. Aperfeiçoe as bebidas quentes
Chocolate quente, chá clássico de gengibre, vinho quente, café mocha quente... ||"escolha o seu veneno"||. Seja o que for, encontre a sua própria receita especial que é tão deliciosa, que mal pode esperar para exibi-la. Organize uma happy hour virtual e compartilhe-a com a família e amigos. Dica: Sim, pode usar álcool com moderação, mas geralmente também é boa ideia preparar uma versão sem álcool, para aqueles que não são tão fãs de bebidas alcoólicas.
6. Organize a sua lista de reprodução externa fria
Faça uma mistura de música que o inspire a fazer todas aquelas coisas que o fazem sentir-se absolutamente querido pela sua casa. Coloque em ordem aleatória, relaxe e repita. Dica: os instrumentais são clássicos por uma razão - eles podem funcionar como pano de fundo para praticamente qualquer coisa. Em caso de dúvida, a maioria dos serviços de música tem listas de reprodução predefinidas, algumas das quais pode filtrar por humor. :)
7. Faça aquelas "atividades esquecidas"
Fazer um puzzle de 2000 peças? Check! Organizar todos os documentos soltos que tenho em gavetas por pastas? Check! Separar e organizar as fotografias soltas das últimas férias? Check! Dica: Quaisquer que sejam as suas "atividades esquecidas", crie um plano para que elas aconteçam, coloque-o na sua agenda, defina um lembrete no seu telefone ou encontre um “parceiro de responsabilidade” (um amigo ou parente que lhe dará o empurrãozinho quando precisar).
Até ao próximo artigo!