Se o seu objetivo for tornar-se proprietário de uma moradia, é possível que hesite entre comprar ou construir. E, de facto, ambas as possibilidades têm vantagens e desvantagens. Embora seja mais difícil encontrar a casa dos seus sonhos, no local que mais lhe convém e a um preço compativel com o orçamento disponível, o processo de compra é muito mais rápido do que adquirir um terreno, mandar fazer um projeto e esperar pela autorização de construção. No entanto, terá de optar por uma solução de compromisso entre aquilo que pretendia e o que encontrar disponível para venda na altura de tomar uma decisão tão importante.
Se não necessitar da habitação a curto prazo, terá provavelmente mais vantagens em comprar um terreno e dar início a um projeto de construção que cumpra, de raiz, todos os requisitos que tem em mente. Contudo, a construção, obriga a ter tempo disponível para acompanhar todo o processo e a muita paciência... para discutir o projeto do edifício; ter muitas reuniões com especialistas das mais diversas áreas (arquitetos, engenheiros, construtores civis, técnicos camarários, entre outros.); solicitar as autorizações à câmara municipal e, se for caso disso, as demais entidades envolvidas; escolher os materiais para as várias divisões; entre inúmeras outras tarefas.
Falamos em todos estes detalhes, no entanto existe ainda uma fase anterior a esta, que é a da escolha da zona, a escolha do terreno, da verificação da viabilidade de construção, do pedido de autorização para construir, e por aí adiante. Esta opção será certamente mais demorada e exigente, mas permite-lhe obter a casa que deseja por um custo mais reduzido (caso seja tudo cumprido na íntegra e existam poucas "derrapagens" no orçamento inicial).
Podemos assim concluir que, caso opte pela construção, pode conseguir ter "a casa dos seus sonhos" por um peço mais simpático, no entanto num período de tempo consideravelmente mais alargado do que o contrário, que seria comprar uma casa disponível no mercado.
Até ao próximo artigo!